O silo é uma das estruturas mais importantes no processo de armazenagem de grãos, pois visa manter íntegro e protegido os produtos confinados, conservando suas características físicas, químicas e biológicas. A higienização dos silos cumpre a função de evitar que pragas, fungos e outros microorganismos infestem o local contaminando os grãos, além de prevenir a corrosão de peças metálicas dentro do equipamento, a considerar o material que o seu silo é revestido, evitando maiores problemas estruturais. Entretanto, diversos fatores devem ser considerados na hora da limpeza e manutenção do local, que vão desde a segurança da equipe de limpeza até a preservação adequada do espaço. A seguir, você irá aprender os procedimentos necessários para prover a limpeza e manutenção do seu silo de grãos:
Por que fazer a limpeza de silos?
Quando as condições de temperatura e umidade no interior do silo não estão adequadas, além da proliferação de pragas, há também a possibilidade de os grãos se aglutinarem, colando nas paredes do silo gerando acúmulo de resíduos indesejáveis. Outro fator considerável é que a poeira em suspensão no interior do equipamento pode produzir gases inflamáveis. Sendo assim, a forma mais eficaz de conter esse tipo de problema é apostar em tecnologias inovadoras, cujo objetivo é manter os níveis de temperatura e umidade ideais nos silos. Para auxiliar na prevenção desses fatores, o equipamento de exaustão natural da Cycloar impede que aconteça a condensação e formação de bolsões de calor no interior da armazenagem, garantindo qualidade e longevidade ao produto, além de facilitar o trabalho de manutenção e limpeza do espaço.
3 DICAS PARA PROMOVER UMA LIMPEZA DE SILOS ADEQUADA
-
GARANTA O TREINAMENTO DA EQUIPE
A limpeza e manutenção dos silos são considerados procedimentos simples, com ótimo custo benefício, mas que requerem cuidados e treinamentos por serem classificados como espaços de confinamento, conforme estabelecido pelas Normas de Regulamentação NR 33 e NR 35 que versa sobre o “trabalho nas alturas” onde há a necessidade de equipamentos especiais.
O trabalho de prevenção da equipe responsável começa antes mesmo dos colaboradores entrarem nos silos, pois antes do início do procedimento faz-se necessário promover o isolamento e sinalização do perímetro para que somente pessoas autorizadas tenham acesso ao local, além da utilização de equipamentos para comunicação e iluminação de emergência para evitar ocasionalidades. A atuação em consonância com a regulamentação tem o objetivo de promover a higienização do local e a segurança dos colaboradores com prevenção e eficácia.
-
COMO FAZER?
Os tipos mais comuns de limpeza para silo são a limpeza pneumática ou a lavagem de pressão com água. No que diz respeito a parte interna, é importante que o silo esteja vazio. Feito isso, faz-se necessário remover das paredes do local de armazenagem os resíduos de alimentos, bem como resquícios de grãos deteriorados ou mofados, de modo a não comprometer a próxima safra, bem como a armazenagem de grãos sadios.
Outro importante fator é detectar se existe a presença de pragas e insetos que podem vir a se reproduzir no interior dos silos. Quando falamos em higienização e manutenção de silos, é importante ressaltar que esse procedimento deve se estender por todos os espaços que compõem o equipamento, sendo corredores, passarelas até moegas. A higienização completa desses locais garantem um local de trabalho e armazenagem seguro, duradouro e eficaz.
-
CUIDADOS E PREVENÇÕES
Conforme citado anteriormente, a atividade de limpeza e manutenção de silos é um procedimento simples se todas as medidas de prevenção forem corretamente adotadas. Devido a isso, fatores como treinamento especializado da equipe colaboradora, boa iluminação, uso de EPIs, EPCs e exaustão são itens indispensáveis nesses ambientes. A exaustão gerada pelo Cycloar Lux além de prevenir incêndios e explosões, impede que a umidade produza acúmulo de grãos nas paredes do silo, garantindo melhor conservação dos produtos e otimização da limpeza.
Outro fator interessante, é que a iluminação natural gerada pelo Cycloar Lux também ajuda a prevenir acidentes causados pela baixa visibilidade no espaço. A sua tampa translúcida e o seu material constituído de polímero industrial gera um aproveitamento de até 90% da luz solar, promovendo sustentabilidade, melhores condições de armazenagem dos grãos e mais segurança para os colaboradores na hora da higienização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os silos são uma parte importante da indústria agrícola. Eles ajudam a armazenar e preservar grãos, possibilitando maior autonomia e planejamento estratégico para os agricultores nos períodos de entressafra. Os silos devem ser limpos e receber manutenção periódica para diminuir os riscos de deterioração e contaminação, preservando a qualidade dos produtos. Entretanto, sabe-se que fatores como a umidade do ar, temperatura e teor de água dos grãos devem ser analisados minuciosamente como medidas de prevenção. O equipamento eólico da Cycloar reduz os bolsões de calor, evitando a fermentação e deterioração durante o armazenamento. A sua capacidade de controlar a umidade interna impede que os grãos se acumulem nas paredes dos silos, possibilitando um confinamento mais seguro para a próxima safra e maior velocidade na higienização do espaço. Outro fator importante, é que a exaustão natural no processo de eliminação do excesso de calor e umidade dos silos, reduz o tempo que os aeradores ficam ligados, diminuindo o consumo de energia para os agricultores.
A passagem de luz solar alinhada ao melhoramento das condições da umidade do ar impactam positivamente nas condições de limpeza. Felizmente, mais de 6.900 empresas e cooperativas já reduziram suas perdas em armazenagem, eliminaram danos causados pela umidade, tomaram medidas de precaução e proporcionaram condições mais adequadas no momento da higienização dos silos com os equipamentos Cycloar. Entre em contato conosco e faça já seu orçamento.