Existem diversos aspectos importantes para garantir a qualidade dos grãos durante o seu armazenamento. Nesse sentido, a formação de crostas de grãos e o surgimento de pragas são dois problemas comuns que podem ser bastante prejudiciais para o armazenamento adequado dos grãos.
Neste artigo, vamos explicar como evitar esses problemas de maneira correta e eficiente. Acompanhe!
Como acontece a formação de crostas nos silos?
Quando não há a exaustão adequada no silo graneleiro, pode haver a formação de crostas, que são estruturas de grãos compactados, as quais normalmente surgem na parte superior da camada de grãos.
Vale destacar que esses grãos que formam as crostas geralmente estão deteriorados, sobretudo por conta da umidade elevada.
Isso acontece porque caso o ar quente e saturado não seja retirado do silo, quando a chapa do telhado esfria ocorre o processo de condensação ou gotejamento, que acaba molhando os grãos. O processo de molhar e secar os grãos vai fazendo com que eles se compactem e formem as crostas na unidade armazenadora.
Quais são os prejuízos da formação de crostas?
O grande problema da formação de crostas de grãos deteriorados em silos e armazéns graneleiros é que elas formam uma barreira física. Esta barreira dificulta a circulação de ar dentro do silo no processo de aeração, ocasionando maior custo de energia usada pela turbina, bem como o prejuízo do grão que é deteriorado.
Dessa forma, a qualidade dos grãos armazenados pode ser bastante comprometida, visto que essas condições são propícias para o aparecimento de pragas. Entre elas, é possível citar principalmente a proliferação de fungos, os quais produzem substâncias tóxicas conhecidas como micotoxinas.
As micotoxinas são produzidas por tipos específicos de fungos, como os do gênero Aspergillus e Penicillium. Trata-se de substâncias nocivas à saúde, que podem contaminar os grãos armazenados e gerar grandes perdas financeiras aos armazenadores da produção graneleira.
Como prevenir a formação de crostas e o surgimento de fungos?
A maneira mais eficiente de evitar a formação de crostas nos silos e armazéns graneleiros é por meio do uso de um sistema de exaustão moderno, como o Cycloar.
Este sistema funciona da seguinte forma: pela convecção natural, o vapor sobe pela massa de grãos até o topo da mesma, sendo retirado pelo Cycloar e criando um fluxo vertical contínuo. Com a retirada do ar quente, o ar frio do ambiente ocupará este espaço, resfriando a massa de grãos sem aplicação da aeração forçada. Além do ar quente, também é extraída a umidade, que é a grande responsável pela condensação e consequente formação de crostas.
Ou seja, o Cycloar elimina a condensação sobre a massa de grãos, evitando a formação de crostas de grãos deteriorados. Ao evitar a compactação da camada superior dos grãos, o sistema de exaustão mantém a uniformidade e facilita a passagem do ar de aeração. Isso significa menos horas de aeração, mais economia de energia elétrica e mais eficiência!
Além disso, reduz-se as chances do surgimento de pragas, fungos e da produção de micotoxinas que podem comprometer a qualidade dos grãos armazenados no silo.
Benefícios do sistema de exaustão
Além de eliminar a condensação, evitar a formação de crostas e ajuda a prevenir a proliferação de fungos, o sistema de exaustão Cycloar também apresenta os seguintes benefícios:
- Homogeneíza a temperatura interna na massa e oxigenação da mesma, através da remoção do CO2;
- Realiza um resfriamento natural;
- Mantém o peso da massa de grãos;
- Evita o apodrecimento, mofo e germinação dos grãos;
- Diminui o risco de acidentes, extraindo os gases em suspensão que podem gerar explosões e evitando a formação de cavidades de ar que podem ceder;
- Preserva o investimento estrutural do silo, pois ajuda a evitar a corrosão e ferrugem;
- Oferece iluminação natural, que reduz a proliferação de pragas e melhora a visibilidade para os trabalhadores no local;
Conclusão
A formação de crostas e a proliferação de pragas são dois problemas comuns que podem prejudicar muito a qualidade dos grãos armazenados. Porém, é possível evitá-los com o uso de um sistema de exaustão eficiente, como o Cycloar. Além de prevenir a formação de crostas, a exaustão ajuda a evitar o mofo e a germinação, a diminuir o risco de acidentes e a economizar energia elétrica.
Ficou interessado(a)? Mais de 6.900 empresas e cooperativas já reduziram suas perdas em armazenagem de grãos com o sistema de exaustão Cycloar. Entre em contato conosco e faça já seu orçamento!